PROJETO RECREIO PEDAGÓGICO
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que a escola possui problemas no recreio como: contusões, brigas, gritaria, corre-corre, entre outros. Pensando em amenizar o stress tanto de professores quanto dos alunos, sugerimos formas para solucionar os problemas no transcorrer do recreio.
O público alvo são os alunos do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º anos da E.B.M. Manoel José da Silva e 6º ano e 7ª série da E.B.M. Edith Willecke que se utiliza de salas no Manoel José.
OBJETIVO GERAL
Dinamizar o recreio, fortalecendo as relações sociais, promovendo um ambiente facilitador para a permanência e o sucesso escolar do aluno, além de contribuir para minimizar/erradicar os comportamentos agressivos na escola, contribuindo desta forma para a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Resgatar o recreio como espaço relevante para o desenvolvimento biopsicossocial do educando;
- Integrar os alunos das diversas turmas e idades em um momento de lazer desenvolvendo postura mais solidária e harmoniosa;
- Conscientizar os alunos da importância da preservação do patrimônio escolar assim como da conservação da limpeza do ambiente escolar e objetos utilizados;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do aluno;
- Contribuir para tornar a escola um espaço prazeroso.
JUSTIFICATIVA
A implantação e/ou implementação de atividades sócio-lúdico-pedagógicos com os alunos no recreio da escola, possibilita a construção de relações afetivas saudáveis.
Uma vez que o recreio é um espaço lúdico pode-se por meio dos jogos proporcionar a aquisição de regras, a expressão do imaginário, a exploração e solução de problemas, bem como, a apropriação do conhecimento.PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Início: Ano 2011Dias da semana: Todos os dias matutino e vespertino.
DESENVOLVIMENTO
Este projeto foi pensado pretendendo assim reduzir o comportamento agressivo dos alunos. Os monitores e professores serão voluntários para estarem desenvolvendo atividades lúdicas no recreio.
As dependências da escola destinadas ao recreio serão divididas para que cada área seja utilizada da seguinte forma:
· Quadra com bolas;
· Pátio com amarelinhas, pneus, caracol de números, cordas, boliche;
· Refeitório com pingue-pongue e jogos de mesa.
RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS:
· Monitor e professores do período.
· Cordas;
· Bolas;
· Raquetes, mesa e bolas de pingue-pongue;
· Jogos de mesas;
· Jogos de reciclagem;
· Etc...
AVALIAÇÃO:
Avaliação mensal, com levantamento dos pontos positivos e negativos registrados. Concomitantemente, haverá avaliação contínua do grupo para alterações no Projeto ou mesmo uma reestruturação do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário