terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto Recreio Pedagógico

Projetos pedagógicos desenvolvidos na Escola em 2011...


PROJETO RECREIO PEDAGÓGICO
  
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que a escola possui problemas no recreio como: contusões, brigas, gritaria, corre-corre, entre outros. Pensando em amenizar o stress tanto de professores quanto dos alunos, sugerimos formas para solucionar os problemas no transcorrer do recreio.
O público alvo são os alunos do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º anos da E.B.M. Manoel José da Silva e 6º ano e 7ª série da E.B.M. Edith Willecke que se utiliza de salas no Manoel José.

         OBJETIVO GERAL

         Dinamizar o recreio, fortalecendo as relações sociais, promovendo um ambiente facilitador para a permanência e o sucesso escolar do aluno, além de contribuir para minimizar/erradicar os comportamentos agressivos na escola, contribuindo desta forma para a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Resgatar o recreio como espaço relevante para o desenvolvimento biopsicossocial do educando;
    • Integrar os alunos das diversas turmas e idades em um momento de lazer desenvolvendo postura mais solidária e harmoniosa;
    • Conscientizar os alunos da importância da preservação do patrimônio escolar assim como da conservação da limpeza do ambiente escolar e objetos utilizados;
    • Contribuir para o enriquecimento cultural do aluno;
    • Contribuir para tornar a escola um espaço prazeroso.


JUSTIFICATIVA
A implantação e/ou implementação de atividades sócio-lúdico-pedagógicos com os alunos no recreio da escola, possibilita a construção de relações afetivas saudáveis.
         Uma vez que o recreio é um espaço lúdico pode-se por meio dos jogos proporcionar a aquisição de regras, a expressão do imaginário, a exploração e solução de problemas, bem como, a apropriação do conhecimento.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Início: Ano 2011
Dias da semana: Todos os dias matutino e vespertino.

DESENVOLVIMENTO

Este projeto foi pensado pretendendo assim  reduzir o comportamento agressivo dos alunos. Os monitores e professores serão voluntários para estarem desenvolvendo atividades lúdicas no recreio.
As dependências da escola destinadas ao recreio serão divididas para que cada área seja utilizada da seguinte forma:
·         Quadra com bolas;
·         Pátio com amarelinhas, pneus, caracol de números, cordas, boliche;
·         Refeitório com pingue-pongue e jogos de mesa.

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS:

·         Monitor e professores do período.
·         Cordas;
·         Bolas;
·         Raquetes, mesa e bolas de pingue-pongue;
·         Jogos de mesas;
·         Jogos de reciclagem;
·         Etc...

AVALIAÇÃO:
Avaliação mensal, com levantamento dos pontos positivos e negativos registrados. Concomitantemente, haverá avaliação contínua do grupo para alterações no Projeto ou mesmo uma reestruturação do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário