1. INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA
O projeto biblioteca viva, como o próprio nome diz, tem o propósito de ativar fazer viver a biblioteca da E.B.M. Manoel José da Silva.
Nosso objetivo é desenvolver o gosto e o hábito da leitura na criança, deixando fluir sua criatividade, por meio de performances literárias. Mais do que ler uma história, a criança passa a fazer parte dela, identificando-se com seus personagens e vivendo suas passagens. Além de tudo, o contato com a literatura propicia o reconhecimento da dimensão estética da linguagem e ampliação do vocabulário infantil.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos educandos, o contato com o universo literário, incentivando a leitura e a fruição da literatura como arte, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar e social na qual o educando está inserido.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável com diferentes tipos literários o qual eles poderão retirar/ficar uma semana com a obra e na semana seguinte devolver e retirar outra;
· Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive;
· Despertar o gosto e interesse pela leitura;
· Resgatar a auto-estima dos alunos;
· Oportunizar aos alunos momentos de expor suas idéias, suas preferências e seus valores, desenvolvendo a oralidade;
· Conhecer diversas Histórias infantis;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis;
· Permitir a livre expressão.
3. METODOLOGIA
Toda terça-feira a professora Rosângela Metz Boeno, atenderá como bibliotecária e será feito o empréstimo de livros de literatura para todos os alunos da Escola.
3.1 PÚBLICO ALVO
Alunos da E.B.M. Manoel José da Silva período matutino e vespertino.
3.2 PROCEDIMENTOS
Em função deste indicador propõem-se este projeto, que vem trazer algumas possibilidades, ainda limitadas, mas constantes de acesso ao mundo literário, incentivando assim a cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário